domingo, 5 de julho de 2009

Uma meditação respiratória especial

Em geral, o propósitoda meditação respiratória é alcamar a mente e reduzir distrações antes de iniciarmos uma prática. Uma meditação respiratória simples, como já apresentamos ajudará obter esse resultado,mas a meditação que será agora explicada agora cumpre outras funções. Ela nos ajuda a melhorar nossa motivação, desenvolver o bom coração, controlar a mente e aumentar nossa energia. Além disso, é um método especial para amadurecer nossas sementes de iluminação e nos preparar para as meditações do Tantra Yoga superior.

Nessa meditação, combinamos nossa respiração com o mantra OM HA HUM, denominado mantra de todos os Budas.Om corpo de um Buda, Ha fala de um Buda, hum mente de um Buda.Portanto com fé, estamos respirando e recebendo as benção do corpo, fala e mente de Buda.

Para tanto respiramos de maneira suave enatural pelas duas narinas.Conforme inspiramos, receitamos mentalmente OM. Seguramos o ar brevemente em nosso coração e recitamos mentalmente ha. Então, a medida que expiramos suavemente, recitamos mentalmente Hum. Repetimos quantas vezes desejarmos...O termo coração nesse caso refere-se ao coração espiritual, que está localizado no centro do peito.No início conseguiremos segurar o fôlego por alguns instantes, mas com familiaridade, poderemos ampliar esse tempo sem nenhum desconforto.

Essa meditação possui excelentes resultados. Acalma nossa mente e dissipa concepções distrativas. Fortalece nosso vento de sustenção vital no coração, aumentando portanto nosso tempo de vida e nos protegendo contra a morte prematura. Os efeitos dessa pratica permanecem mesmo quando saímos da meditação. Se praticarmos com regularidade, notaremos que a nossa mente vai se tornar mais positiva e controlada, como um cavalo bem treinado que obdece todos os comandos do cavaleiro. Se quisermos meditar a mente permanecerá no objeto sem distração.Portanto, ela é muito mais poderosa que uma meditação respiratória comum.

4 comentários:

  1. patrico meditação respiratória e gostei muito da informação contida no texto. É correto neste tipo de meditação respirar pelo nariz e soltar pela boca.gostaria de receber resposta por e-mail. visitante 572 com cadastramento de e-email

    ResponderExcluir
  2. caro anonimo seu e-mail não foi cadastrado, e o correto é soltar pelo naríz mesmo.

    ResponderExcluir