quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vários

Embora todos os praticantes realizados pratiquem a humildade, eles ou elas aceitarão qualquer posição social que lhes permita beneficiar um grande número de seres sencientes. Um desses membros poderia se tornar um membro da sociedade próspero, poderoso e respeitado, mas sua única motivação continuaria sendo beneficiar os outros. Ele ou ela não se sentiria atraído por aquisições mundanas, pois reconheceria que são enganosas e um desperdício do seu mérito. Ainda que se tornasse um rei, consideraria que toda sua riqueza pertence aos outros e, no seu coração continuaria a vê-los como supremos. Por que ele não se agarraria à sua posição ou bens como sendo seus...

Devemos praticar a humildade até quando nos relacionamos com pessoas, que segundo as convenções sociais, são iguais ou inferiores a nós. Por que não conseguimos ver a mente dos outros, não sabemos quem é um ser realizado ou não. Alguém que não tenha uma posição social elevada, mas cultive no seu coração bondade amorosa por todos os seres vivos será, na realidade, um ser realizado. Além disso os Budas, os Seres iluminados, podem se manifestar sob quaisquer formas para ajudar os seres vivos e, a menos que sejamos um Buda, um Ser Luminoso, não teremos como saber quem é ou não uma emanação búdica. Não podemos dizer com certeza que nosso melhor amigo ou o pior inimigo, que a nossa mãe ou até nosso cachorro não seja uma emanação. Achar que conhecemos bem uma pessoa e vê-la agir de maneiras deludidas não significa que ela seja uma pessoa comum. O que vemos é um reflexo de nossa própria mente. UMA MENTE COMUM DELUDIDA, CERTAMENTE PERCEBERÁ UM MUNDO REPLETO DE PESSOAS COMUNS E DELUDIDAS. No cristianismo há um frase que diz: "Se seus olhos são trevas, quão trevas será o mundo"

Bom o que interessa é o seguinte: Uma das vantagens da humildade é que ela nos capacita a aprender com todos os seres. Uma pessoa orgulhosa não consegue aprender com os outros por que sempre acha que sabe mais que eles. Já uma pessoa humilde, que respeita a todos e admite que talves sejam emanações de um Buda, tem uma mente receptiva para aprender com qualquer pessoa ou situação. Assim como a água não fica acumulada no pico da montanha. boas qualidades e bênçãos também não podem permanecer nos picos rochosos do orgulho. Se, ao contrário, mantivermos uma atitude humilde e respeitosa, boas qualidades e inspiração fluirão em nossa mente o tempo todo, como riachos fluindo pelos vales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário