domingo, 24 de maio de 2009

O QUE É MEDITAR E COMO PRATICAR MEDITAÇÃO

Meditar não é ficar com a mente vázia, sem pensar em nada. Meditar é familirizar a mente, de maneira constante e profunda, com um objeto virtuoso. A meditação cumpre muitas funções: supera problemas interiores, como aqueles criados pela raiva, inveja, apego e ignorância; controla nossa mente e acarreta paz interior; habilita-nos a cultivar intenções virtuosas. Praticando meditação, adquirimos em muitos níveis de realização espiritual e evoluímos para estados cada vez mais elevados, até que alcancemos o estado mais elevado que é budeidade.

A meditação se divide em três etapas:
1- meditação respiratória
O primeiro passo da meditação é parar com as distrações e tornar a mente clara e mais lúcida. Isso pode ser feito recorrendo-se à prática da meditação respiratória simples:
  • Escolha um lugar tranqüilo para meditar e sente-se numa posição confortável. Você pode sentar-se na posição tradicional de pernas cruzadas ou em qualquer outra posição confortável. Se preferir, sente-se numa cadeira. O mais importante é manter as costas eretas para evitar que sua mente se torne sonolenta.
  • Mantenha seus olhos parcialmente fechados e dirija sua atenção para a respiração.
  • Respire naturalmente, de preferência pelas narinas, sem tentar controlar o ritmo.
  • Tente se conscientizar da sensação que o ar provoca ao entrar e sair pelas narinas.

    Essa sensação é o objeto de sua meditação.

  • Tente se concentrar na exclusão de todas as outras coisas.
  • Se você perceber que sua mente divagou e está seguindo seus pensamentos, imediatamente retome sua concentração na respiração.
  • Repita isso tantas vezes quantas forem necessárias até que a mente se acalme na respiração.
  • Se você praticar pacientemente dessa maneira, gradualmente seus pensamentos distrativos desaparecem e você sentirá um senso de paz interior e descanso, com a mente lúcida e tranqüila.

    Fique nesse estado mental de calma por algum momento.

    Ainda que a meditação respiratória seja somente um estágio preliminar da meditação, ela é poderosa. Podemos perceber desta prática que é possível experimentar paz interior e contentamento somente pelo controle da mente, sem depender de nenhuma condição externa.

    Quando a turbulência de pensamentos distrativos desaparecem, e nossa mente torna-se tranqüila, uma profunda felicidade e satisfação naturalmente florescem do nosso interior. Este sentimento de satisfação e bem-estar nos auxilia nas ocupações e dificuldades quotidianas.

    Muito do estresse e tensão que normalmente experimentamos provêm da nossa mente e muitos problemas que temos, incluindo males de saúde, são causados ou agravados por esse estresse. Apenas fazendo a meditação respiratória por dez ou quinze minutos por dia, seremos capazes de reduzir esse estresse.

    Sentiremos uma calma, uma sensação de espaço na mente, e muitos de nosso problemas corriqueiros irão sumir. Situações difíceis se transformarão em situações fáceis de lidar, naturalmente nos sentiremos amados e bem dispostos em relação às outras pessoas, e nossos relacionamentos sociais gradualmente melhorarão.

2- Meditação analítica

Com mente limpa, calma e em paz passamos para a segunda etapa. Na meditação analítica, empreendemos um processo intencional de investigação, ou de reflexão, sobre um tema; analisando vários aspectos e examinando-o de vários pontos de vista. Usamos nossa imaginação e continua- lembrança e capacidade de raciocínio até que, como resultado da investigação sobre o tema, surja um sentimento ou pensamento especial, capaz de mudar nosso estado mental...então nesse ponto podemos entrar no terceira etapa e deixar que a meditação posicionada assuma o comando. Assim como o fogo gradulamente esmorce e temos de usar novamente o fole, também a meditação posicionada esmorece temos que de novo usar a analítica. Devemos sempre combinar esses dois tipos de meditação, pois uma boa meditação analitica resulta em uma boa posicionada e vice versa.

A meditação analitica faz com que o tema surja com precisão e clareza a mente, e a meditação posicionada familiariza nossa mente com seu objeto, de modo que se tornem cada vez mais intimos, até que ambos se misturem por completo.

47 comentários:

  1. gostei das dicas. Vou tentar aprender a meditar para acalmar a minha mente.

    Um abraço,

    Creuza

    ResponderExcluir
  2. Creuza,

    Aconselho vc comprar o livro novo manual de meditação de Gesh Kelsang Gyatso, onde vc poderá tirar os temas para meditação reflexiva. Pratica mesmo, pq funciona!!

    ResponderExcluir
  3. gosto muito disso mais estou com dificuldade em pegar o jeito. toda vez que estou com a mente quase entrando em paz absoluta ai vem o pensamento, estou conseguindo que legal, ai eu saio da concentração...........

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito natural que aconteça.No começo é assim mesmo e depende também muito de nossas marcas mentais anteriores e tb de nosso esforço.Tente no começo durante a meditação respiratória imaginar que inspira as bençãos dos Budas sob a forma de uma fumaça branca e expire imaginando uma fumaça negar que se disssolve no ar as negatividades, obstruções e distrações, ao encerrar pense agora recebi as bençãos e inspirações dos Budas. Na verdade, existem 9 níveis de concentração mental, com nove obstáculos como agitação mental sutis e densos e afundamento mentais sutis e densos a serem eliminados para atingirmos o tranquilo permancer a concentração perfeita e absoluta indispensável para atingirmos a iluminação. Recomendo a compra do novo manual de meditação de Gesh Kelsang Gyatso ( meu mestre) para que vc tenha os temas corretos a serem meditados em todas as etapas do caminho. Aqui nesse link um interessante artigo sobre concentração, sobre o que realmente é o tranquilo permancer http://coracaodesabedoria.blogspot.com/2009/09/concentracao-superior.html

    ResponderExcluir
  5. Me interessei pelo assunto por motivos pessoais.

    O que me questiono é que se Meditação envolve necessariamente religião?
    E que se independentemente da Meditação cada um pode ter sua crença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meditação não envolve necessariamente religião. Segundo Buda qualquer um pode praticar independente de sua religião. Sou Cristão, pratico a meditação. A Ciência já provou seus benefícios. E tenho experimentado um melhor bem estar. Para mim a meditação é uma prática bem agradável.

      Excluir
  6. Penso que o texto que escrevi nesse link possa responder sua pergunta http://coracaodesabedoria.blogspot.com/2009/10/no-budismo-nao-ha-fe-cega.html

    grato

    ResponderExcluir
  7. Por favor, gostaria de saber, diante de um problema muito pessoal, como por exemplo, vc ter uma atitude ingenua em relaçao a alguém, achando que ta fazendo a coisa certa e, sem saber, magoá-la profundamente. Como a meditaçao pode ajudar essas duas pessoas?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOU TENTAR ACADA APRENDER MAIS E MAIS ESTA PRATICA, POIS SEI QUE SERA OTIMO PARA MINHA VIDA.

      Excluir
  9. Como ajuda? Ajuda libertando vcs da causa do problema... que são todas as delusões que temos, cuja a raíz está no ódio, no apego e na ignorância. Se as duas pessoas tivessem compaixão, amor e sabedoria o problema não existiria, concorda?

    ResponderExcluir
  10. AS INFORMAÇÕS ACERCA DOS TIPOS DDE MEDITAÇÃO FOI BASTANTE ESCLARECEDOR,TODAVIA, QUE TEMAS SÃO ESSES E QUE FORMA DE REFLEXÃO DEVEM SER FEITAS SOBRE ESSES TEMAS?
    CRISTIANE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Cristiane vc pode encontrar esses temas e demais informações no Novo Manual de Meditação de Geshe Kelsang Gyatso. Irá encontrar tudo para desenvolver a renuncia, a compaixão e a sabedoria.

      Excluir
  11. Já li em muitos lugares que precisamos meditar sobre algumas coisas, como seria isso? Se meditar é não pensar em coisas e manter a mente limpa como vou meditar sobre um assunto??

    ResponderExcluir
  12. Não,pensar em nada não é meditar, se pensar em nada fosse meditar as pedras seriam Budas.Limpar a mente é apenas uma preparação para vc meditar. è como que vc vai tingir uma roupa vermelha em azul, vc não pinta com a com a outra cor diretamente, vc primeiro descolore o tecido e depois pinta de azul. Da mesma forma se proccessa com a mente.

    ResponderExcluir
  13. para meditar pode ter alguma musica?? ou é silencio total???

    ResponderExcluir
  14. Silêncio total, qto mesno distrações a mente melhor...leia como complemento o tópico sobre a concentração superior http://coracaodesabedoria.blogspot.com.br/2009/09/concentracao-superior.html

    ResponderExcluir
  15. Ola. Sou iniciante e gostaria de saber se e necessario que os olhos estejam parcialmente fechados ou podem estar totalmente fechados? Li sobre afundamento mental caso esteja totalmente fechado e gostaria de saber o que e isso e se é real... Tambem achei q meditar fosse pensar em nada. Apos esvaziar a mente, o que devo fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Maurício
    Acontece sempre comigo durante a meditação. Minhas órbitas oculares vibram forte, como se eu estivesse em transe, por um pequeno período. Logo após, sinto uma profunda paz. Você sabe o motivo?
    Grata!

    ResponderExcluir
  17. Elci...Não saberia dizer o que é...em meu caso vibra a grandula glandula hipófise.

    ResponderExcluir
  18. Maurício, você me deu uma idéia. Pode ser meu chakra frontal, pois ele se localiza muito próximo de onde sinto as vibrações.

    ResponderExcluir
  19. Elci , se for entre os olhos, sim é a hipófise começando a entrar em atividade.

    ResponderExcluir
  20. Maurício, a vibração não é entre os olhos, e sim dentro dos olhos. Pesquisei na internet, achei uma resposta, mas não sei se é válida. É a seguinte: "estas vibrações são causadas pelas mudanças energéticas, depois de feita a limpeza emocional".

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi a primeira parte, a meditação da respiração, e pra eu entrar num estado com a mente calma. Mas, se isso não se resume a meditação, como é o resto? teria como você explicar melhor as outras duas meditações (analítica e posicionada)? em que consiste, qual o objetivo, e como faze-las?
    eu achava que meditar era pensar em nada, ficar calma, conseguir se familiarizar com esse sentimento bom. Mas pelo que me parece é pra você pensar num determinado assunto depois, é isso?
    Agradeço desde já a ajuda,
    -Brucey

    ResponderExcluir
  22. Brucey, entra na página inicial do blog, tem o e-book gratuíto budismo moderno , lá vc vai encontrar o que procura. : )

    ResponderExcluir
  23. muito obrigado, vou fazer download já! : ) PRECISO dessas meditações e paz espiritual na minha vida. Obrigado
    -Brucey

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo blog e nos ajudarmos a encontrar paz e sentido para nossas vidas !

    Obrigado !

    Raul

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito disso faço meditação dez dos 5 anos e funciona bem até hoje nunca minhas emoções fugiram do controle, nunca tive um ataque de raiva ou tristeza.

    ResponderExcluir
  26. Existe uma meditação especifica para estados de ansiedades e agorafobia?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  27. a respiratória 15 minutos por dia depois de 20 dias vai sentir os primeiros efeitos.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito sempre e bom medita para descansa a mente.....pois preciso muito minha mente sempre esta muito ocupada com coisas que estressa....

    ResponderExcluir
  29. Olá, sou leigo quanto a ideia de meditação, mas gostaria de saber se existe uma ponte entre a hipnose e a meditação.
    Outra pergunta é: quando atingir um nível profundo de meditação entro em harmonia com o próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao, meditação é uma coisa hipnose é outra, os processos são diferentes. Na hipnose vc faz a pessoa acreditar em algo que nao existe, na meditação vc entra em contato com sua natureza real. Em relação a sua segunda pergunta entrando em contato com sua natureza real tudo o mais é consequência.

      Excluir
  30. Entendi, obrigado.
    Poderia me dizer onde o senhor estudou à respeito da hipnose?

    ResponderExcluir
  31. Tento muito meditar mas desconfio de ter hiperatividade não consigo dormir e sempre acabo pensando em coisas aleatórias na meditação. Já fiz de tudo pra me acalmar, sou uma leitor voraz leio dois livros por mês e vivo num mundo de fantasia, por isso acabo tendo muitas decepções...... Mas enfim acredito que se conseguíssemos esvaziar a mente, e tomar controle dela poderíamos usar muito (ou talvez um pouco) mais que 10% do nosso cérebro. Mas todo esse papo para uma pergunta. Como eu posso me acalmar e relaxar para conseguir meditar? E quanto se deve meditar? (Tipo uma hora por dia três dias por semana?) muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça essa meditaçaop aqui...15 minutos todos os dias lehe ajudará muito http://coracaodesabedoria.blogspot.com.br/2009/07/uma-meditacao-respiratoria-especial.html

      Excluir
    2. https://super.abril.com.br/ciencia/nos-usamos-so-cerebro/#
      "O Mito dos 10%"

      Excluir
  32. Eu medito muito em poceta

    ResponderExcluir
  33. Olá, vc fala que a meditação se divide em três etapas, mas passou somente duas: a respiratória e analítica. Qual seria a terceira?
    Grata.
    Raíssa.

    ResponderExcluir
  34. Ola. Gostaria de saber se após "limpar" a mente, posso por exemplo imaginar estar presente em lugares tranquilos, sentindo cheiros, toques, gostos agradavéis? E pq não posso colocar ao fundo uma canção relaxante? creio que ajudaria ainda mais...

    ResponderExcluir
  35. Ola. Gostaria de saber se após "limpar" a mente, posso por exemplo imaginar estar presente em lugares tranquilos, sentindo cheiros, toques, gostos agradavéis? E pq não posso colocar ao fundo uma canção relaxante? creio que ajudaria ainda mais...

    ResponderExcluir
  36. Ola estou interessada em aprender a meditar mas me sinto desconcentrada os pensamentos invadem minha mente na hora que começo parece muito dificil para mim.

    ResponderExcluir
  37. Ola estou interessada em aprender a meditar mas me sinto desconcentrada os pensamentos invadem minha mente na hora que começo parece muito dificil para mim.

    ResponderExcluir
  38. vou tentar fazer uma efc utilizando esta tecnica.

    ResponderExcluir
  39. Disse que existem três tipps meditaçãe,mas só sitou dois tipos respiratória e analítica,qual é a outra.

    ResponderExcluir
  40. Gostei desse seu texto, foi entre todos que li sobre o assunto, o que mais me identifiquei.

    ResponderExcluir
  41. Sou novato nestas coisas, mas sempre tive grande curiosidade em aprofundar esta questão. Fico muito agradecido pela forma como aqui foi explanado este assunto, pois foi a primeira vez que este assunto foi explicado de maneira concisa. Parabéns por isto, e muito obrigado.
    Samuel Dinis

    ResponderExcluir