As etapas do caminho à iluminação, ou Lamrim em tibetano, é a coluna vertebral do Budismo Kadampa.
Lamrim é um conjunto especial de instruções que inclui todos os ensinamentos essenciais de Buda Shakyamuni arrumados de tal maneira que todos os seus ensinamentos hinayana e mahayana podem ser postos em prática numa única sessão de meditação.
Ele foi compilado pelo grande mestre budista indiano Atisha, que foi convidado para visitar o Tibete pelo Rei Jangchub Ö em AD 1042, e que ali passou o restante de sua vida difundindo puro Darma.
Linhagem ininterrupta
Existe uma linhagem completamente pura e ininterrupta dessas instruções de Lamrim desde Buda Shakyamuni até nossos atuais Guias Espirituais.
Muitos eminentes Professores Kadampa disseram que é muito mais importante obter experiência do Lamrim do que alcançar clarividência, poderes miraculosos ou elevado status social.
Isso é verdade porque, em vidas anteriores, freqüentemente, tivemos clarividência e poderes miraculosos e, no passado, ocupamos muitas vezes nas mais elevadas posições nos reinos dos humanos e dos deuses, mas apesar disso continuamos a experienciar renascimentos descontrolados e o sofrimento físico e mental causados por raiva, apego, inveja e confusão.
Liberdade de todo sofrimento
Se obtivermos profunda experiência do Lamrim, não haverá base para esses problemas; vamos ficar completamente livres de todos eles.
Primeiro devemos compreender o valor do Lamrim. Então, fazendo as meditações com alegria e paciência, vamos gradualmente experienciar os frutos da prática de Lamrim.
Por fim, vamos alcançar a liberdade de todo sofrimento e a paz e felicidade imutáveis da iluminação.
Vinte e uma meditações
Existem 21 meditações de Lamrim, que são geralmente praticadas num ciclo de três semanas como uma prática diária de meditação:
Nossa preciosa vida humana
Morte e impermanência
O perigo de um renascimento inferior
Prática de refúgio
Ações e seus efeitos
Desenvolver renúncia pelo samsara
Desenvolver equanimidade
Reconhecer que todos os seres vivos são nossas mães
Lembrar a bondade dos seres vivos
Equalizar eu e outros
As desvantagens do auto-apreço
As vantagens de apreciar os outros
Trocar eu por outros
Grande compaixão
Tomar
Grande amor
Dar
Bodichita
Tranqüilo-permanecer
Visão superior
Confiar num Guia Espiritual
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário