sábado, 22 de agosto de 2009

A iluminação de Buda






Trecho do filme pequeno Buda que retrata a iluminação do príncipe Sidartha que então se torna Buda!

Sidarta dirigiu-se, então, para perto de Bodh Gaya, na Índia, onde encontrou um local adequado para meditar. Ali permaneceu, enfatizando uma meditação denominada “concentração espaçóide no dharmakaya”, que consiste em se concentrar unifocadamente na natureza última de todos os fenômenos.

Depois de treinar nessa meditação durante seis anos, ele percebeu que estava muito próximo de atingir a plena iluminação e andou até Bodh Gaya. Ali, num dia de lua cheia do quarto mês do calendário lunar, sentou-se em postura meditativa sob uma árvore bodhi e jurou que não sairia da meditação antes de atingir a perfeita iluminação. Assim determinado, entrou em concentração espaçóide no dharmakaya.

Ao cair da noite, Mara Devaputra, o chefe de todos os demônios deste mundo, tentou perturbar a concentração de Sidarta provocando aparições aterrorizantes. ( Cristo tal como Buda foi tentado no deserto, apenas lembrando que a vida de Buda é 600 anos antes) Manifestou hostes de tenebrosos demônios – alguns arremessavam lanças e flechas contra Sidarta, outros tentavam queimá-lo com fogo ou atiravam blocos de pedras e até montanhas sobre ele. Sidarta permaneceu completamente impassível.

Pela força de sua concentração, projéteis, pedras e montanhas apareciam-lhe como uma chuva de flores perfumadas, e as labaredas incandescentes convertiam-se em luminosas oferendas de arco-íris.

Ao ver que o medo não faria Sidarta abandonar sua meditação, Mara Devaputra tentou distraí-lo emanando um séquito de mulheres sedutoras. Porém, Sidarta reagiu concentrando-se ainda mais profundamente. Assim, ele triunfou sobre todos os demônios deste mundo, motivo pelo qual, mais tarde, tornou-se conhecido como “Buda Conquistador”.

Depois desse episódio, Sidarta prosseguiu com sua meditação até o alvorecer, quando atingiu a última mente de um ser limitado – a concentração vajra. Com essa concentração, ele removeu os derradeiros véus da ignorância e, no instante seguinte, tornou-se um Buda, um ser plenamente iluminado.

Observação importante: Na realidade, o que fez nessa ocasião foi demonstrar aos outros seres, como atingir a budeidade, que ele próprio consquistara, há muitos EONS, numa terra pura denominada Adornada de Paz e Flores.Nessa Terra Pura, ele atingiu a budeidade na forma do que chamamos corpo fruição denominado Buda Munivairochana. Depois de alcançar esse estado, ele apareceu sob muitas formas para beneficiar os seres vivos em todo UNIVERSO. Para o bem dos SERES QUE VIVEM NESTE SISTEMA SOLAR EM ESPECÍFICO. Buda manifestou-se sob a forma do corpo emanação conhecido como Buda Shakyamuni...Muni quer dizer sábio, Sakya era o nome do clã que pertencia o príncipe Sidartha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário