quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Shakespeare era um Bodhisatwa?

"Mesmo que eu morasse em uma casca de noz, eu governaria o mundo

Shakespeare em Hamlet

O que ele quis dizer com essa frase? Sabemos que, por exemplo, uma cadeira não pode estar no mesmo lugar onde há uma mesa. Até matérias sutis como luz e ondas de rádio podem ser obstruídas por obstáculos físicos. A mente, contudo, não pode ser obstruída por obstáculos físicos. A presença de um muro, por exemplo, não impedirá a mente de pensar sobre o que existe por detrás dele. Do mesmo modo, embora haja um planeta entre a Austrália e o Brasil, nada nos impede de pensar na Austrália estando no Brasil. Os objetos físicos precisam de tempo para percorrer distâncias e, quanto maior à distância, maior o tempo. Mas a mente pode pensar em objetos longínquos num instante. Ela consegue, por exemplo, pensar no Sol ou nesse blog com igual rapidez. Embora nosso corpo permaneça imóvel, nossa mente pode se deslocar com igual rapidez, qualquer que seja a distância ou obstáculos a separa-los. A mente não é obstruída nem pelo tempo. Só de pensar sobre um acontecimento de nossa infância, ela vai para o passado.Embora a mente não seja obstruída por obstáculos físicos e nem pelo tempo, ela possui suas próprias obstruções que são o egoísmo, o pessimismo,as incertezas,o medo, a tristeza, magoas e qualquer outra mente não virtuosa.

Praticantes que dominaram a prática de transferência de consciência sabem por experiência própria, que mente e corpo são entidades separadas que posssuem o mesmo continuums, porque saõ capazes de ejetar para fora do corpo e ir para qualquer lugar, podendo entrar até no corpo de outros seres. Além disso, quando adormecemos e sonhamos a mente deixa o corpo físico e vaga por mundos de sonho, expericiando divertimentos e sofrimentos oníricos, ao passo que nosso corpo físico permancesse no mesmo lugar.

No momento, não somos capazes de testemunhar essa separação, mas meditadores realizados, que conseguem reter a contínua- lembrança, durante o sono e sonho, percebem, sua própria mente deixando o corpo físico denso, viajando por diferentes mundos e, mais tarde, quando o sonho acaba, reigressam no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário